Você sente que o seu salário mal cai na conta e simplesmente evapora? Ou que “some” sem você perceber? Fica tranquilo, pois você não está sozinho nessa! Existem aplicativos gratuitos de finanças pessoais que ajudam a controlar os gastos e organizar a sua vida financeira.

Ou seja, nada de fazer planilhas, escrever em papéis ou sair gastando como se não houvesse amanhã. De forma prática e descomplicada, você consegue analisar as receitas, as despesas e ainda receber dicas práticas e alertas para cortar gastos e sair do vermelho.

Gostou da ideia? Então, vem conhecer os melhores aplicativos gratuitos de finanças pessoais para dar o primeiro passo rumo a uma vida financeira planejada e livre de perrengues!

Como um aplicativo gratuito de finanças pessoais pode transformar sua vida financeira?

Se você é daquelas pessoas que já tentou anotar os gastos em agendas, planilhas ou guardar tudo na cabeça, mas nada funcionou, certamente um aplicativo pode fazer toda a diferença no seu dia a dia. Afinal, ele estará na palma da sua mão, é gerenciado em poucos cliques e algumas tarefas são automatizadas para facilitar ainda mais o processo.

Além disso, existem versões de aplicativos de finanças pessoais 100% gratuitas, com recursos que ajudam a se organizar melhor e planejar o futuro com mais segurança financeira, mesmo que o seu salário já esteja no limite ou pareça que você está em um beco sem saída.

Ou seja, um app de finanças pode ser o empurrãozinho que você precisa para virar a chave e começar um novo capítulo da sua vida financeira.

Os 7 melhores aplicativos gratuitos de finanças pessoais

Basta abrir a loja de aplicativos e fazer uma busca rápida para ter acesso a uma lista enorme de apps para organizar as finanças pessoais, criar metas e entender, de uma vez por todas, para onde vai o seu dinheiro. Existem tantos, que fica até difícil escolher um que realmente te ajude a alcançar os seus objetivos, não é mesmo?

Por isso, fizemos uma lista completa com 7 aplicativos gratuitos de finanças pessoais intuitivos, completos, bem avaliados pelos usuários e o melhor: sem custos. Confira as melhores opções para os profissionais CLTs melhorarem a vida financeira!

Minhas Economias

O Minhas Economias é um dos aplicativos brasileiros de finanças pessoais mais completos e oferece recursos voltados para o planejamento e controle de dívidas. Ou seja, é o gerenciador ideal para quem quer organizar as finanças e criar metas com controle e disciplina.

Ele permite que o usuário integre as contas bancárias e cartões de crédito ao aplicativo, além de organizar outros dados inseridos manualmente. Nele, também é possível separar os gastos por categorias, criar orçamentos mensais para cada uma delas e receber dicas para economizar.

No entanto, como ponto de atenção, vale destacar que alguns recursos mais avançados estão disponíveis apenas na versão paga, por meio de uma assinatura anual.

Minhas Finanças

Embora não tenha integração com bancos e cartões, o aplicativo Minhas Finanças é gratuito, bem avaliado e permite que os usuários incluam, manualmente, todas as receitas, despesas e balanço de transferências realizadas. Trata-se de um aplicativo básico e funcional para controlar as entradas e as saídas das suas contas.

Além disso, ele também permite criar orçamentos, categorizar os gastos e ter acesso a relatórios completos das movimentações financeiras. Porém, alguns recursos também são limitados na versão gratuita do app.

Mobills

Com um visual bem moderno e intuitivo, o aplicativo gratuito de finanças pessoais Mobills garante que o usuário controle os gastos, além de permitir a conexão com bancos e cartões de créditos, visualização de gráficos interativos, definição de objetivos e configuração de orçamentos, de acordo com a sua realidade.

Algumas funcionalidades só podem ser acessadas na versão paga, mas, ainda assim, ele tem recursos que contribuem muito para a organização no dia a dia, sobretudo para quem quer entender os gastos mensais e se planejar para se livrar das dívidas e ter dinheiro sobrando no final do mês.

Money Lover

Sua intenção é controlar dívidas, empréstimos e despesas desnecessárias? O Money Lover permite que você trace metas e objetivos a longo prazo. Em outras palavras, pode ser o empurrão que faltava para otimizar os gastos e poupar para o futuro de um jeito simples.

Com ele, o usuário pode fazer lançamentos por categoria, controlar as dívidas, receber alertas de metas financeiras e importar dados. Contudo, como nos outros, a versão gratuita exibe alguns anúncios durante o uso, além de limitar orçamentos e carteiras cadastradas.

No mais, vale destacar que é um aplicativo internacional e nem todas as palavras estão traduzidas para o português.

Orçamento Fácil

Bem como o nome sugere, o aplicativo de finanças pessoais Orçamento Fácil se destaca por ser uma ferramenta simples, direta e ideal para o uso diário. Ela, inclusive, não possui cadastro obrigatório, então, você consegue monitorar seus gastos e ter uma visualização completa sem, necessariamente, incluir seu e-mail e outros dados.

O app é bem avaliado pelos usuários e, embora não seja o destaque no que diz respeito a recursos avançados e detalhados, cumpre bem o que se propõe a fazer e é fácil de usar no dia a dia.

Enfim, além da versão grátis, também é possível escolher entre outros 4 planos disponíveis, de acordo com cada necessidade.

Organizze

Na lista dos apps de finanças mais populares, o Organizze é uma excelente alternativa para quem quer fazer o controle das despesas e receitas mensais, além de acompanhar relatórios e metas. Ele é bem simples, minimalista e ajuda a ter uma visão financeira clara todos os meses, inclusive com lembretes para evitar contas em atraso.

Relatórios completos, integração com contas, visualização de metas e recursos mais robustos só estão disponíveis na versão paga, mas, ainda assim, garante personalização e organização para gerenciar as finanças a qualquer momento, de qualquer lugar.

Wallet

Por fim, para completar a lista de aplicativos gratuitos de finanças pessoais, trouxemos o Wallet, que facilita a centralização de receitas e despesas de forma simples e descomplicada. Como a maioria dos apps, ele permite a sincronização de contas bancárias, o controle de orçamentos e o acesso a relatórios avançados.

Embora também ofereça uma versão paga, a versão gratuita é bem completa e conta com recursos úteis para se organizar no dia a dia. Mas, certamente, ferramentas avançadas – como a categorização automática – só estão disponíveis para clientes premium.

Erros comuns que atrapalham seu controle financeiro

Ter um aplicativo de controle financeiro pode ser a motivação que você precisa para tomar as rédeas das suas finanças. Porém, existem atitudes que podem estar sabotando o seu planejamento, sem que você perceba.

Não consegue identificar porque, mesmo listando suas entradas e saídas, ainda falta dinheiro no final do mês? Nós separamos alguns erros bem comuns:

“Sou CLT, não tenho dinheiro para investir”

Ao contrário do que muitos pensam, ser CLT nem sempre é um ponto negativo. Isso porque você sabe exatamente quanto e quando o salário vai cair na sua conta. Então, dá para se planejar sem surpresas.

O que falta, na verdade, é organização e coragem de mudar os hábitos para ter mais segurança financeira. Mesmo com um salário apertado, é possível separar pequenos valores (R$ 50, por exemplo) para investir e se planejar para metas futuras.

“Tudo está caro, não tem como economizar”

De fato, não podemos negar que o custo de vida aumenta a cada ano, porém, isso não é desculpa para não reorganizar o salário de acordo com a sua realidade. Não dá para cortar nada? Então, encontre formas mais baratas de comprar as mesmas coisas. No fim, até as pequenas mudanças geram economia no final do mês.

“Um dia de atraso não faz diferença”

Pagar contas atrasadas sem necessidade pode, sim, fazer a diferença através de juros e multas. Além disso, geralmente quando acontece uma vez, pode se tornar algo recorrente e contribuir para gerar prejuízos cada vez maiores. Portanto, se você tem dinheiro, pague as contas dentro do vencimento para evitar futuras dores de cabeça.

“Só preciso acompanhar os gastos no dia do pagamento”

Controlar as contas não deve ser um evento mensal, mas sim um hábito contínuo. Por isso, se você ainda não costuma fazer esse acompanhamento, os aplicativos podem ser excelentes companheiros.

Quem olha os gastos apenas no dia do pagamento, provavelmente não terá controle nas próximas semanas. Sendo assim, o ideal é acompanhar frequentemente para evitar excessos e tomar decisões assertivas relacionadas ao dinheiro.

“Vou viver um dia de cada vez”

Quando se trata de dinheiro, esse tipo de pensamento pode ser bem perigoso, sabe por quê? Te deixa vulnerável a imprevistos, a dívidas e, sobretudo, à instabilidade financeira. Você até pode viver um dia de cada vez, mais com a liberdade e a segurança de quem está preparado para aproveitar o amanhã com mais tranquilidade.

Dê o primeiro passo para organizar suas finanças pessoais

Sabemos que ninguém resolve a vida financeira do dia para a noite, mas a solução começa com um passo muito simples: saber para onde o seu dinheiro está indo. Entender suas receitas, despesas e realidade financeira já é um avanço para quem pretende sair das dívidas e investir no futuro.

Ainda que você seja um profissional de carteira assinada com ganhos limitados, é possível ser consciente e estratégico para gerar resultados significativos, sem mudanças radicais na sua vida.

Com consistência e determinação, dá para ter controle e mais liberdade para fazer planos sem que o dinheiro seja um obstáculo.

Quer saber quais são os próximos passos para ter liberdade financeira? Confira outros artigos no nosso blog com dicas práticas de controle de dívidas, investimentos e organização!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.